CMB29092017SERGIOFREITAS0000009182

Bom Jesus é o palco da I edição do “Bombeiro de Elite”

CMB29092017SERGIOFREITAS0000009182Desafiar os bombeiros a ultrapassarem os seus limites e promover, em simultâneo, o convívio entre todos os bombeiros do país são os grandes objectivos da Prova “Bombeiro de Elite”, que se irá realizar no dia 7 de Outubro, pelas 10h00, e que tem como palco o Bom Jesus de Braga.

A prova é organizada pela Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais juntamente com a ADN Eventos Desportivos e conta com o apoio da Câmara Municipal de Braga. O número de atletas inscritos nesta prova permite antever um enorme sucesso, sendo que a competição está aberta a todas as Corporações de Bombeiros do País (Bombeiros Profissionais, Voluntários e Privativos).

Estão inscritos 130 participantes, número que excedeu as expectativas da organização e obrigou ao fecho das inscrições. Irão participar 50 Corpos de Bombeiros, oriundos de vários locais do país, incluindo Açores, Madeira e até Espanha, o que demonstra a importância da prova e a perspectiva de continuidade e crescimento da mesma.

Esta é a primeira prova em Portugal que tem como pano fundo um monumento nacional, um espaço de beleza única e que é candidato a Património Mundial da Unesco. Essa característica tem atraído maior interesse ao evento.

Como salientou Firmino Marques, Vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, durante a conferência de imprensa de apresentação da iniciativa, é com enorme satisfação que a Cidade recebe esta prova ´num local de beleza inexcedível´. “Esta é uma prova que tem ainda o benefício de dar a conhecer à população a capacidade física e de superação dos nossos Bombeiros, que têm pela frente um desafio exigente e de coragem, passando a mensagem da eficácia da formação disponibilizada a todos os bombeiros sem excepção”, referiu.

A prova de resistência consiste na subida dos 566 degraus dos escadórios do Bom Jesus em contra-relógio. Os Bombeiros estarão equipados com o equipamento completo de protecção individual de bombeiro (Casaco de fogo, botas, calças, cogula, luvas, capacete e Aparelho Respiratório circuito aberto “ARICA”) e terão de percorrer a distância de 615 metros (com um desnível positivo de 116 metros) no menor tempo possível.