Restaurante Camelo

Restaurante Camelo venceu “Sabores do Mar”

 

 

A encerrar a edição de 2017 do “Março com Sabores do Mar”, decorreu, no Auditório Municipal de Esposende, a Cerimónia de entrega de diplomas, lembranças e prémios aos participantes na iniciativa.

O evento é promovido, desde há 18 anos, pelo Município de Esposende, em parceria com as unidades de restauração do concelho, com o duplo objetivo de promover a gastronomia com base no peixe e no marisco e os produtos locais, e combater a sazonalidade.

O presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, referiu que a iniciativa integra o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo de Esposende (PEDT), revestindo-se de uma dinâmica particular e de uma forte envolvência que vai muito para além do setor da restauração. Salientou, a propósito a componente da formação e os concursos gastronómicos associados ao evento, entre os quais o das Cantinas Escolares e o Fish Chef dirigido aos alunos das escolas, com a vantagem do evento contribuir para potenciar os produtos endógenos locais e, consequentemente, a economia local.

Com uma vocação turística natural, Esposende tem vindo a afirmar-se no plano turístico, procurando aproveitar as sinergias geradas em torno do setor, referiu o Autarca, notando que, a par do trabalho que é promovido pelo Município, também depende dos privados a promoção e valorização do território. Apontou as boas acessibilidades que servem o concelho como uma mais-valia e manifestou total disponibilidade do Município para apoiar os empresários que queiram instalar os seus negócios no concelho. Notou, a propósito que, no que se refere ao turismo, particularmente no setor da restauração, Esposende tem beneficiado da criação de emprego.

Benjamim Pereira terminou a sua intervenção com agradecimentos a todos quantos colaboraram e participaram nesta 18.ª edição do “Março com Sabores do Mar” e felicitou os vencedores dos vários concursos.

Em representação da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), o Vice-Presidente, Jorge Magalhães, teceu rasgados elogios à estratégia turística do Município de Esposende, que considerou uma aposta assertiva e que tem tido a preocupação de “combater um dos problemas endémicos que é a sazonalidade”. Jorge Magalhães sublinhou que Esposende tem sabido tirar partido do turismo e da gastronomia em particular, beneficiando, ainda, das condições naturais de excelência do seu território.

Relativamente ao “Março com Sabores do Mar, destacou a envolvência da iniciativa desde o setor da restauração às escolas, com repercussões positivas. Felicitou, por isso, o Município pela iniciativa, dizendo que ganha Esposende, a região e o país.

Este ano, associaram-se à iniciativa 28 restaurantes, 14 dos quais concorreram ao concurso gastronómico “Sabores do Mar”, sendo que o restaurante “Camelo”, de Apúlia, conquistou o primeiro lugar com o prato “Robalo selvagem aromatizado com algas”. O segundo lugar coube ao restaurante “Água Pé”, de Esposende, que concorreu com “Lombos de pescada com rebentos de água doce”, e, em terceiro lugar, classificou-se o “Mira Rio”, também de Esposende, com a sugestão “Polvo salteado com batata-doce”. Este restaurante conquistou também o Prémio Revelação “Cozinheiro Profissional dos Sabores do Mar”, com Diana Pontes a ser premiada pela juventude, dedicação e profissionalismo.

Pela sua longevidade ao serviço da cozinha, foi também distinguido Armando Vilela, do restaurante “Salgueira”, de Apúlia, com o Diploma de Mérito Carreira. O restaurante/pizzeria “Siamo In Due”, que apresentou a concurso o prato “Risotto de polvo com grelos em forma Grana Padano DOP”, conquistou as Menções Honrosas Inovação e Promoção Própria. Já o “Varandas do Cávado”, restaurante do Hotel Suave Mar, recebeu as Menções Honrosas Acompanhamento Vinho e Qualidade do Serviço, tendo concorrido com “Arroz de Esposende”. O “Tio Pepe” recebeu o Diploma de Mérito e Qualidade pela qualidade do prato que apresentou a concurso, “Garoupa no forno”, bem como a Menção Honrosa Higiene. O restaurante “Sra. Peliteiro”, que concorreu com “Filete de robalo com lágrima de pimento fumado” conquistou a Menção Honrosa Ambiente. Por fim, o “Rita Fangueira” recebeu o Diploma de Mérito e Qualidade pela qualidade do prato que apresentou a concurso, “Tamboril ao Meunier com grelos salteados”, tendo conquistado também a Menção Honrosa Preço/Qualidade.

O júri do Concurso Gastronómico “Sabores do Mar” foi presidido por José Silva, Enófilo e Jurado em vários concursos gastronómicos, e integrou também João Pupo, Chefe do restaurante LSD, do Porto, Francisco Gil, Jornalista galego da área da enogastronomia e responsável pelo programa televisivo “Cousas de Comer”, Marco Gomes, Chefe executivo do restaurante “Oficina”, do Porto, Jurado em vários concursos gastronómicos, Chefe residente no programa televisivo “Praça da Alegria” da RTP 1, e nas “Grandes Manhãs” do Porto Canal, e, ainda, Cristina Manso Preto, Chefe residente no programa televisivo Praça da Alegria da RTP 1.

Promovido em parceria com a Escola Profissional de Esposende e direcionado para os alunos da área da restauração e cozinha, o concurso “Jovem Cozinheiro dos Sabores do Mar” atribuiu o primeiro lugar a Mateus Costa, tendo ficado em segundo lugar Daniel Braga, ocupando a terceira posição Ricardo Neves e João Carlos Cruz.

Constituíram o júri António Alexandre, Chefe Executivo do Marriot Hotel em Lisboa, e Jurado em vários concursos gastronómicos, Sandra Amorim, Diretora pedagógica da Escola Profissional de Esposende, e Joaquim Lapeiro, Coordenador do curso de restaurante e cozinha da Escola Profissional de Esposende.

Inserido na estratégia do Município no acompanhamento às cantinas do concelho com preparação de refeições escolares, realizou-se mais uma edição do concurso gastronómico “Cantinas Escolares com Sabores do Mar”, do qual se sagrou vencedor o Grupo Ação de Solidariedade Social de Antas, que concorreu com “Bacalhau colorido com esmagada de legumes”. Foram ainda distinguidas a Associação Desportiva, Cultural e Social de Criaz, de Apúlia, pelo “Incentivo à promoção de legumes”, o Centro Social de Mar e a Escola Básica António Correia de Oliveira pela “Segurança Alimentar”, o “Esposende Solidário – Centro Comunitário de Vila Chã” pela “Educação Alimentar”, a Escola Básica de Forjães pela “Qualidade da matéria-prima”, o Centro Social da Juventude Unida de Marinhas pela “Criatividade na inclusão de diferentes tipos de peixe”, a Santa Casa da Misericórdia de Esposende pela “Criatividade no empratamento” e o Centro Social e Cultural de Gandra pela “Originalidade na junção de ingredientes”.

 

O júri deste concurso era constituído por Rita Pinheiro, Docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e Coordenadora do grupo disciplinar de Engenharia Alimentar, Liliana Carola, Nutricionista na área de Qualidade e Investigação da SONAE e Mário Rodrigues, vencedor da 1.ª edição do concurso televiso “Chef Academy” e responsável por vários projetos ligados à restauração.

Nos pressupostos deste concurso, decorreu também a segunda edição do concurso gastronómico “Fish Chef”, dirigido aos alunos do 3.º ciclo do ensino básico das escolas do concelho. Sagrou-se vencedora a equipa da Escola Básica António Rodrigues Sampaio, de Marinhas, constituída pelos alunos Pedro, José Pedro e Simão, que conquistaram o júri com uma “Lasanha de Peixe”.

A nível de escolas, o vencedor na Escola Básica António Correia de Oliveira foi a equipa constituída pelos alunos Marina, Eduardo e Margarida, que concorreram com “Meme pingado”, conquistando também a Menção Honrosa “Sabor”. Na Escola Básica de Apúlia, foi a equipa do Tiago, Ramon e Pedro com “Sargo no Forno com grelos salteados”, distinguida também com a Menção Honrosa “Promoção dos Produtos Locais”. Relativamente à Escola Básica de Forjães, à qual foi também atribuída a Menção Honrosa “Criatividade e Inovação”, ganhou o aluno António, que concorreu individualmente, com o prato “Salmão crocante com molho de funcho e quinoa”. De resto, a Escola Básica António Rodrigues Sampaio, mais concretamente a equipa do Hugo e do Fábio, conquistou a Menção Honrosa “Métodos de confeção saudáveis” com o prato “Robalo à Açoreana”. A Escola Básica de Forjães, através da equipa constituída por duas alunas de nome Beatriz e pela Matilde, recebeu a Menção Honrosa “Sabor” pela “Lasanha de Atum” que apresentaram a concurso. A mesma escola foi, ainda, distinguida com a Menção Honrosa “Apresentação do prato”, no caso “Tarte de atum com espetadas de camarão”, confecionada pelos alunos António, Matilde, Carolina e Ana Rita.

O júri que avaliou os pratos a concurso constituiu-se por Joana Jardim, participante num concurso televisivo da área da gastronomia, Joaquim Lapeiro, Coordenador do curso de restaurante e cozinha da Escola Profissional de Esposende e Carla Morais, em representação da Associação de Pescadores de Esposende.

Associado ao evento e integrado também no Projeto “Educação para a Saúde – Hábitos de alimentação saudáveis”, a Escola Básica de Apúlia e a respetiva Associação de Pais promoveram mais uma edição do “Festival das Sopas”, que incluiu a quarta edição do concurso “Sopas de Mar”. No que respeita à componente Associações de Pais, venceu Associação de Pais da Escola do Facho, de Apúlia, com a “Sopa de Corvina com Mexilhão”, em segundo lugar ficou a Associação de Pais da Escola de Fonte Boa com “Sopas com segredos do Mar” e, no terceiro lugar, posicionou-se a Associação Desportiva e Cultural de Criaz, também de Apúlia, com “Canja de Bacalhau”. A nível de restaurantes, o primeiro lugar foi conquistado pelo “Convívio do Mar”, com a “Sopa à Pescador”, na segunda posição ficou o restaurante “Corta Mar”, com “Sopa de peixe à Corta Mar”, e, no terceiro lugar classificou-se o restaurante “O Forno”, com a “Sopa de Peixe”.

Integraram o júri Sérgio Mano, em representação da Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende (ACICE) e Teresa Nunes, Professora aposentada e participante no “Master Chef.

Restaurante CameloNesta cerimónia, para além de todos os restaurantes, cantinas e associações participantes, foram agraciados com lembranças as pastelarias que se associaram ao evento, designadamente Rio Doce, Pau de Canela, Lili Gourmet, Doce Atelier, Clarinhas, Pã Pã, Rita Fangueira e Abílio Cardoso, bem como as quintas produtores de vinho do concelho, a Quinta da Calça, a Quinta de Goios, a Quinta da Seara, a Quinta de São Cláudio e a Quinta de Curvos, e a empresa Lacticínios das Marinhas. Do mesmo modo, foram agraciados os parceiros que colaboraram ou apoiaram a iniciativa “Março com Sabores do Mar”, nomeadamente a Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal, o Axis Ofir Beach Resort Hotel, a Escola Profissional de Esposende, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o JAJU Supermercado, a FORTE Store, a Associação dos Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende, o CONTINENTE, a Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende, a Cooperativa Agrícola de Esposende, a Escola Básica de Apúlia e a sua Associação de Pais, a Brincoloiça e as empresas municipais Esposende 2000 e Esposende Ambiente.